Há algum tempo assisti a um vídeo no
youtube de um motorista português Parado pela polícia rodoviária daquele país
por estar dirigindo em uma autoestrada a 230km/h.
Um repórter local querendo notícia
fácil e a redenção do motorista lhe faz as seguintes perguntas:
_Vinha a quanto?
_230.
_Por que vinha a 230?
_Porque passou um carro à frente senão
vinha a 300. A estrada tem espaço e é pra andar!
_Está arrependido?
_Não, eu estava com pressa, tenho que
acelerar. Só estou arrependido dos 500
euros de multa.
Já
aqui no Brasil, seguindo o padrão lusitano aplica pena pecuniária e ainda em
caso extremo a suspensão do direito de dirigir através de um processo
administrativo.
Recentemente,
a PRF mediu a velocidade de um Porsche que andava a 214 km/h.
Dirigir
nessa velocidade o motorista coloca em risco sua vida e a da coletividade, mas
a pergunta que fica é: Por que o limite de velocidade em uma autoestrada é tão
baixo? Se existe limite de velocidade definido por lei, por que se permite a
venda de veículo que ultrapassa cem, duzentos por cento este limite?
Tudo
para as montadoras e multa para seus consumidores?
Enquanto
a administração continua não fazendo seu dever de casa construindo estradas de
qualidade estaremos reféns desse sistema.
Qual
seria o limite ideal?
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